PENSAMENTO PÓS-MODERNO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
PENSAMENTO PÓS-MODERNO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL Antonio Marcondes dos Santos Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa, José Deribaldo Gomes dos Santos Resumo Este artigo pretende desenvolver uma reflexão crítica sobre as influências do pen- samento pós-moderno na construção de uma concepção de História. O foco prin- cipal da análise será a relação pós-modernidade e educação, recortando, principal- mente, a formação do professor de História no contexto histórico atual de crise estrutural do capital e suas implicações político-sociais no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nossa base teórica de análise será o marxismo. Esperamos contribuir iluminando o debate sobre a formação docente no cenário de crise do capitalismo contemporâneo. Palavras-chave: Pensamento pós-moderno. Educação. Concepção de História. Crise estrutural do capital. Materialismo histórico.